pressao-acumuladoresEntre as diversas aplicações dos acumuladores de pressão, um das principais é a de receber o fluído sobre pressão em um dado volume e devolver esse mesmo volume ao sistema quando necessário. A compressibilidade dos fluídos hidráulicos é caracteristicamente baixa, por isso, se faz necessário a introdução de um fluído mais compressível no sistema para que este possa armazenar energia.

Os acumuladores apresentam-se no mercado em diferentes faixas de pressão e estão disponíveis em materiais diversos, utilizados para armazenagem ou amortecimento da energia potencial em um sistema hidráulico, apresentam uma eficácia em operações emergenciais, que garante maior segurança.

Acumuladores hidropneumáticos são constituídos em duas partes: uma destinada ao líquido e outra para o gás, comum elemento separador. A parte do líquido fica ligada ao circuito hidráulico e quando a pressão se eleva o gás é comprimido e o líquido é absorvido pelo acumulador.

Pode ser aplicado em diversos tipos de trabalho como: armazenagem de energia, operações de emergência, atenuação de golpes mecânicos, compensação de perdas com dreno, atenuação de pulsação, recuperação de energia de frenagem, compensação de vazão (vaso de expansão), reserva de fluído, compensação de força, oscilações do sistema, suspensão em veículos e pressão constante, atendendo a diversas exigências por ser dinâmico e prático!